Curtir as férias sem culpa
Quando saímos de férias, a última coisa que queremos pensar é em reeducação alimentar, certo? Queremos relaxar, curtir e sair da rotina.
Você já deve ter dito a frase “no final de semana é mais difícil manter a dieta” ou “durante a semana eu consigo, mas no final de semana eu me perco”.
Por que isso acontece?
Se pensarmos em termos de necessidades fisiológicas, nosso corpo não muda conforme o calendário. Talvez até precise de menos energia no final de semana se efetivamente nos movimentarmos menos.
Então o que muda no final de semana ou no feriado?
1. Maior exposição à comida.
Se a nossa família costuma fazer mais atividades que envolvem comida nos finais de semana, ficamos mais expostos à ela, com mais tempo para ficar na mesa e acabar comendo o que têm disponível.
2. Momentos de tédio ou menos atividades.
Quando o tédio aparece, a comida pode aparecer na nossa mente como uma fonte de distração, algo para ocupar o nosso tempo.
3. Queremos relaxar e sentir prazer.
A comida pode aparecer como uma resposta para essa necessidade.
4. Vemos a rotina alimentar como uma obrigação.
Se não estamos conectados com o real motivo de mudarmos nossa relação com a comida, a rotina alimentar pode ser vista como uma obrigação e o final de semana e férias como um momento de sair dessa rotina.
Da próxima vez em que estiver inseguro quanto ao final de semana, se pergunte qual necessidade a comida está tentando suprir e pense de que outras maneiras você pode suprir essas necessidades.