Qual a diferença entre os dias de semana e o final de semana/feriado?
Você já deve ter dito a frase “no final de semana é mais difícil manter a dieta” ou “durante a semana eu consigo, mas no final de semana eu me perco”.
Sentir fome é desconfortável.
Isso acontece porque, instintivamente, precisamos de um sinal interno que nos movimente para buscar comida e sobreviver
Então, mesmo sendo uma sensação desconfortável, a fome é uma sensação que nos permite saber o momento em que o nosso corpo precisa de alimento.
Muitas pessoas sentem medo de sentir fome não só pelo desconforto da sensação em si, mas por medo do descontrole que experimentam ao reconhecer a fome.
Isso pode acontecer quando deixamos a fome chegar num nível muito alto, ficando muito tempo sem comer, por exemplo.
Quando isso acontece, nossa mente começa a pensar insistentemente em comida e começamos a ter desejos por alimentos que nos trazem muita energia (como doces e gordura) e em grande quantidade, aumentando a chance de comermos uma quantidade além do necessário.
Para que isso não aconteça e para utilizar a fome de forma positiva, como uma mensagem do nosso corpo, precisamos aprender a reconhecer os nossos níveis de fome.
Atendendo a nossa fome quando ela está moderada, temos mais chances de atendê-la na medida certa, fazendo escolhas mais conscientes em termos de qualidade e quantidade.